POLIAS,POLIAS E MAIS POLIAS….VÁRIOS TAMANHOS E MODELOS!

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polia ou roldana, é um dos elementos de transmissão mais utilizados na história da humanidade. As primeiras polias surgiram em 250 AC para permitir levantar objetos muito pesados utilizando o princípio de alavanca. Seu inventor foi Arquimedes.

Ela é muito utilizada em setores como construção civil, indústria mecânica, automotiva, entre tantos outros. É um dos principais elementos de máquina para transferir força e energia cinética. 

Sendo assim, existem vários tipos de polias: lisas, ranhuradas, com um ou múltiplos canais. A depender de sua aplicação, o acionamento de uma polia é feito por uma correia, corda ou corrente metálica.

Outra característica das polias é que quando montadas em um conjunto, ou sistema, realizam o trabalho equivalente ao de uma engrenagem.

Qual a função de uma polia?

função de uma polia é transmitir força e movimento. Sobretudo para reduzir o esforço necessário para levantar objetos.

motor com polia acionada por correia

Contudo, no uso industrial, a polia é muito usada para transmitir potência e velocidade. Por esse motivo, existem perfis padronizados.

Principalmente porque são acionadas por uma correia. A combinação de polias e correias é um clássico em transmissão mecânica.

Uma das principais características no uso de polias é que elas permitem o movimento no mesmo sentido do eixo. Diferente de uma engrenagem que transmite o movimento no sentido oposto ao eixo motor.

Polia em V

As polias em V (também chamadas de polias para correias em V) transmitem a força ou velocidade entre os eixos, com o uso de uma correia em V (correia trapezoidal).

Juntas, oferecem uma solução de transmissão de energia de alta velocidade que é resistente a escorregões e desalinhamento.

Estas polias industriais são usadas para transmitir energia entre eixos paralelos. Há dois tipos principais:

  • polia simples em “V”;
  • polia em “V” múltiplas (polias duplas, triplas ou com mais canais em “V”, conforme a necessidade de potência de transmissão);

A ranhura é uma das principais características desta polia. Ela aumenta a aderência entre a polia e a correia.

De modo geral, as polias industriais são feitas de ferro fundido, aço, alumínio ou plástico de engenharia. A escolha do material dependerá do projeto. As principais diferenças proporcionadas pelos materiais são seu custo, resistência, durabilidade e peso.

Polias de aço

O aço é uma liga feita de ferro com carbono. É um dos materiais mais comuns na fabricação de componentes industriais.

Dessa forma, é um material muito usado em elementos de máquinas que sofrem grandes exigências em serviço. Ou seja, em polias.

A polia de aço é bastante resistente. Suporta ambientes hostis, por isso não tem a tendência de se deformar com o passar do tempo.

O aço possui alta resistência à tração, e tem capacidade para suportar altas cargas.

Polias de alumínio

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O alumínio é um dos materiais preferidos em aplicações industriais. Muitos preferem este material por causa de sua leveza, durabilidade, e elevada resistência à tração.

Esses fatores levam as polias de alumínio a serem ideais para sistemas de acionamento com alta potência.

A resistência à tração do alumínio o torna uma opção ideal para o levantamento de materiais pesados, pois sua capacidade de carga é alta.

Além disso, o alumínio é durável e estável em relação às suas dimensões. Permite menos preocupações com relação à torção ou deformação da polia de transmissão ao sofrer altas cargas.

Cálculo de polias

O cálculo das polias deve levar em conta a rotação do motor e a rotação necessária para o equipamento movido.

Se um motor gira a 1.750 RPM, por exemplo, e a bomba precisa de 850 RPM para funcionar, temos que a relação de redução é o valor da rotação do motor pelo da bomba.

Então, a relação é de 850/1.750 = 0,486.

Isso significa que se a polia de transmissão do motor tiver 10 mm de diâmetro, a polia da bomba deve ter 10/0,485 = 20,6 mm.

Além do cálculo das relações de diâmetros das polias, é preciso selecionar as polias de acordo com o diâmetro do seu furo (que encaixa no eixo do motor e da bomba) e também o formato e tamanho do perfil da correia.

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